Receba dicas para sua casa por e-mail!

Adesivos de Parede para Cozinha: O Guia Completo

Muita gente não sabe, mas os adesivos de parede para cozinha são verdadeiras “peças coringas” para a decoração de uma cozinha, ideais para dar aquele toque final e deixar o ambiente com ainda mais personalidade. Afinal, a cozinha, sem duvidas, é um dos ambientes mais frequentados de uma casa, e por isso também merece ser bem decorada.

Os adesivos são bastante versáteis, pois alem de trazer um novo visual ao espaço, são de fácil aplicação, não custam caro, e podem ser trocados com facilidade sempre que quiser dar uma mudada na cara do ambiente, e o melhor, sem sujeira ou bagunça.

No mercado, existem adesivos nas mais variadas figuras e estampas, como, frutas, frases, xícaras, talheres, flores, desenhos, estampas imitando azulejos, pastilhas, padrões, entre outros.

Alem de tudo, o adesivo também é uma ótima alternativa para quem quer decorar ou dar mais personalidade a cozinha, mas mora em apartamento ou imóvel alugado, onde não pode ser feito reformas.

Muita gente tem dificuldade na hora de escolher (e aplicar) um adesivo de parede na cozinha, pois surgem várias duvidas e nem sempre é uma tarefa tão simples.

Por isso, continue lendo esse post, nele vou compartilhar com você várias dicas úteis que te ajudarão a escolher o melhor adesivo para sua cozinha, o passo a passo (com dicas) para você fazer a aplicação da melhor forma, e vou mostrar também como remover o adesivo da parede, caso queira.

Alem disso, também vou compartilhar várias ideias de adesivos de parede para cozinha para te inspirar e te ajudar a escolher um adesivo para sua cozinha, para que ela fique ainda mais bonita, interessante e convidativa, e dessa forma você cozinhe ou convide amigos com ainda mais prazer.

 

Escolha o adesivo que melhor complemente sua cozinha

Adesivos de parede para cozinha
Imagem: www.mobly.com.br / Divulgação

Uma das coisas boas de usar adesivos de parede para decorar a cozinha, é que o adesivo não precisa obrigatoriamente combinar com o resto do ambiente para que o espaço fique mais bonito e diferente.

Porem é preciso usar o bom senso na hora da escolha do adesivo, assim o ambiente não ficará “esquisito”. Afinal, não ficaria bacana usar um adesivo de parede moderno e sóbrio numa cozinha toda decorada em estilo vintage!

Se a sua cozinha tem um estilo mais moderno, prefira, por exemplo, adesivos de parede com frases, padronagens geométricas, e desenhos mais simples (minimalistas). Evite usar desenhos animados ou figuras que chamem muito a atenção.

Dica Extra: Caso você queira algo discreto, você pode procurar por adesivos de parede com cores que combinem com a sua cozinha, assim o adesivo ficará ainda mais incorporado na decoração do ambiente, e chamará menos a atenção.

Agora, se a sua cozinha tem um estilo mais descontraído, simples ou descolado, escolha adesivos mais alegres e coloridos, como por exemplo, de frutas, talheres, desenhos alegres, flores, e por ai vai…

Desenho simples:

Adesivos de parede da cozinha de relógio despertador moderno em estilo contemporâneo
Imagem: www.geckostickers.com.br / Divulgação

Formas geométricas:

Adesivo de parede para cozinha barato de bandeirinhas em formas geometricas com estilo mais descontraído
Imagem: www.geckostickers.com.br / Dilvulgação

Combinando com a decoração:

Adesivos de parede para copa e cozinha de jarros combinando com a decoração
Imagem: www.bemcolar.com / Divulgação

Descontraído:

Adesivo de parede decoração de cozinha de flores descontraídas
Foto: www.geckostickers.com.br / Divulgação

Alegre:

Adesivo parede cozinha azulejo estilo despojado
Imagem: www.geckostickers.com.br / Divulgação

Colorido:

Adesivo de parede de cozinha colorido
Foto: www.mobly.com.br / Divulgação

 

Fique alerta com a cor da sua parede

Outra coisa importante a se observar, é a cor da parede onde você pretende colocar o adesivo.

Se ela tiver uma cor mais escura, escolha um adesivo que tenha cores diferentes da parede, para que depois de aplicado, dê para notar de forma clara e nítida todos os detalhes do adesivo.

Agora, se a parede da sua cozinha for branca, não precisa se preocupar, pois geralmente os adesivos de parede são fabricados de forma para que fiquem bem apresentáveis em fundos de cor branca.

 

Escolha o adesivo com a qualidade de acordo com suas necessidades

Se você pretende colocar adesivo num ponto da parede que fique próximo ao fogão ou da pia, então recomendo que você procure e prefira adesivos de parede laváveis.

Eles possuem uma laminação que protege o adesivo e permite que ele possa ser molhado e “lavado” caso fique sujo ou engordurado, por isso são ideais para cozinhas (e até banheiros).

Agora, caso você pretenda colocar em um local mais afastado da pia e fogão, então não precisa comprar necessariamente adesivos laváveis, a não ser que você queira um adesivo mais resistente.

E lembre-se, pesquise e escolha apenas adesivos de qualidade, e que são produzidos e vendidos por empresas confiáveis, assim ele terá maior durabilidade, beleza, e é claro, qualidade!

 

7 boas ideias de adesivos de parede para cozinha

#1 – Frutas

Adesivos de parede cozinha
Imagem: www.mudominhacasa.com.br / Divulgação

Adesivos com frutas são ótimos para trazer mais cor ao ambiente, alem de proporcionar um ar mais descontraído e refrescante para a cozinha.

 

#2 – Pastilhas 

Adesivo de parede para cozinha pastilha
Foto: www.bemcolar.com / Reprodução

Adesivo que imita pastilha é uma ótima escolha para cozinhas mais modernas. Com apenas alguns detalhes bem pensados, o adesivo de pastilhas já muda totalmente a cara do ambiente.

 

#3 – Para escrever

Adesivos para parede de cozinha de lousa para escrever
Imagem: donacereja.com.br / Divulgação

Outra boa escolha para cozinhas modernas e descoladas, é o adesivo “lousa”. Nele você poderá escrever ou anotar o que quiser, usando um giz!

 

#4 – Azulejos

Adesivo de parede para cozinha imitando azulejo
Imagem: mobly.com.br / Divulgação

Se você quer trazer um ar descontraído e alegre para sua cozinha, então o adesivo imitando azulejos é uma boa opção!

 

#5 – Xícara de café 

Adesivos para parede cozinha de xícara de café grande
Imagem: mobly.com.br / Divulgação

Se você adora café ou apenas quer trazer um ar mais sereno e calmo para sua cozinha no dia a dia, então o adesivo de xícara de café é uma opção bem interessante para você!

 

#6 – Frases/Mensagens

Adesivo de parede cozinha de receita
Foto: www.artmadesivos.com.br / Divulgação

Adesivos com frases – ou nesse caso, receita – são belas opções, pois dependendo da mensagem que o adesivo traga, ele pode criar ao ambiente um ar mais alegre, calmo, sério, e por ai vai…

 

#7 – Talheres

Adesivo de parede cozinha de talheres ou melhor garfos
Foto: Divulgação / www.mobly.com.br

Para quem quer deixar a cozinha com mais “cara de cozinha” ainda, o adesivo de talheres é uma ótima opção, pois tem tudo a ver com cozinha e combina muito bem.

 

Dicas, sugestões e passo a passos para você fazer uma boa aplicação do adesivo na parede da sua cozinha

Adesivo de parede na cozinha de acessórios
Foto: www.geckostickers.com.br / Divulgação

Para aplicar adesivos de parede de tamanho pequeno ou médio, não é necessária muita experiência, pois é fácil e na maioria das vezes as instruções e o passo a passo, vem junto com o produto.

No entanto, antes de começar a aplicação, é necessário que você saiba de algumas coisas que serão de grande utilidade para que você faça uma aplicação de qualidade, veja:

1 – Aplique o adesivo de preferência em locais afastados de fogões, superfícies que gerem calor ou em locais onde há contato direto com a luz solar, pois o calor poderá diminuir a durabilidade do adesivo com o passar do tempo.

Se você pretende aplicar em um local que fica próximo a alguma área de calor, procure deixar no mínimo 50 cm de distância do local, assim o adesivo durará muito mais tempo na parede.

2 – Para melhor aderência e melhor resultado final, o adesivo deve ser aplicado em paredes lisas, livres de umidade, oleosidade e sujeira.

Evite aplicar em paredes com texturas em relevo, tinta fresca ou tintas na versão magnética, pois não fixam tão bem e pode comprometer a durabilidade do adesivo.

Dica Rápida: Em paredes pintadas com tinta acetinada ou brilhante, o adesivo fixa com maior perfeição. Mas nada impede de ficar bem apresentável também em paredes pintadas com tinta convencional (tinta acrílica).

3 – Na hora que estiver fazendo a aplicação, tome cuidado para que crianças e animais domésticos não coloquem partes do adesivo na boca.

Dica Extra: Procure aplicar com calma e organização para que não fiquem coisas espalhadas pelo chão, assim evitará quaisquer possíveis acidentes.

 

Aplicação: Figuras mais complexas

Materiais:

  • Fita crepe
  • Espátula de plástico
  • Adesivo de parede para cozinha

 

Preparação:

Antes de começar a aplicar o adesivo na parede, certifique-se de que a parede está bem preparada, seca e livre de qualquer tipo de sujeira.

Dica rápida: Em paredes com piso, passar um pano com álcool ajuda a tirar toda sujeira e deixar a superfície pronta.

Se o local onde você irá aplicar tem tomadas, interruptores ou registros de água retire os espelhos deles com ajuda de uma ferramenta especifica. Dessa forma ficará mais fácil fazer a aplicação, e no final ficará mais bem acabado.

 

Passo 1:

Com um pedaço de fita crepe na mão, desenrole (estique) o adesivo posicionando na parede da maneira que você quer que ele seja aplicado, com o liner (papel branco) de frente para a parede, depois fixe o adesivo pela parte de cima com ajuda do pedaço de fita crepe.

Observação: Se você adquiriu um adesivo grande que veio em partes separadas, do mesmo modo, posicione e fixe (com fita crepe) na parede todas as partes, dessa forma você terá a base de como ficará na parede e não correrá o risco de faltar espaço ou coisa do tipo.

Dica Importante: Usualmente os adesivos de parede com figuras mais complexas vêm com duas películas protetoras, uma é o liner (papel branco de fundo) e a outra é a máscara de transferência (papel frontal mais transparente), não retire as proteções, elas serão retiradas no momento certo, durante a aplicação (do passo 3 em diante…).

 

Passo 2:

Afaste-se da parede onde está fixado o adesivo e veja se ele está posicionado da forma que você deseja.

Se precisar faça ajustes para que fique na posição desejada.

 

Passo 3:

Depois de conferida a posição, com o adesivo fixado na parede, vá tirando o liner (papel branco) de cima para baixo, e conforme for tirando (o liner), vá raspando o adesivo contra a parede com a espátula de plástico.

Passe a espátula sempre de cima para baixo e do centro para as bordas, assim evitará que o adesivo crie bolhas ou rugas.

Faça esse processo até o final.

Caso o adesivo seja separado em partes, comece aplicando a peça maior.

Dica Extra: Se o adesivo for grande, com ele fixado (com fita crepe), enrole novamente, e conforme for aplicando, vá desenrolando. Se necessário, peça ajuda de alguém.

Dica Rápida: Caso crie algumas pequenas bolhas na hora da aplicação, não se preocupe, continue a aplicação e depois que tiver terminado, fure as bolhas com ajuda de uma agulha fina e pressione a bolha contra a parede pra ela desaparecer.

Dica Importante: Se você for aplicar em um local que tem contato com água, por exemplo, perto da pia, aplique com calma para evitar bolhas e rugas, pois furos no adesivo podem facilitar a penetração de água por baixo.

 

Passo 4: 

Depois de ter fixado o adesivo totalmente na parede, tire a mascara de transferência (papel mais transparente frontal), para que dessa forma fique na parede apenas o adesivo.

Para retirar a mascara, procure sempre puxar ela rente à parede, de cima para baixo, assim evitará que saia o adesivo junto.

Caso o adesivo saia junto com a mascara, volte a mascara e de algumas “raspadas” com o dedo ou espátula na parte onde o adesivo está saindo grudado para que o adesivo fique na parede e saia apenas a mascara.

 

Passo 5 (Opcional):

Caso você tenha comprado um adesivo grande que veio em partes separadas, depois de ter aplicado a peça maior do adesivo, comece a aplicar as outras.

 

Passo 6: 

Depois de finalizada a aplicação do adesivo, – caso você tenha retirado espelhos – faça um pequeno recorte no adesivo na área onde fica a tomada, interruptor ou registro de água, e coloque os espelhos de volta.

 

Passo 7:

Depois de aplicado, passe um pano seco e limpo em todo o adesivo para tirar marcas de mão e finalizar.

 

Aplicação: Figuras mais simples

Se o adesivo que você escolheu é mais simples, como por exemplo, os adesivos de parede que imitam azulejos, o processo de aplicação é praticamente o mesmo, porem, ainda mais simples, pois esse tipo de adesivo geralmente vem apenas com o liner.

Dica Extra (Opcional): Para aplicar com mais facilidade adesivos de figuras simples em paredes com pisos, umedeça a parede com um pano bem úmido com água e detergente neutro, assim ficará mais fácil para você aplicar, e caso você coloque errado ou fique com bolha, ficará mais fácil de arrumar, pois o adesivo não irá fixar na mesma hora, por causa da umidade.

Lembre-se de passar a espátula sobre o adesivo para tirar todo o excesso de umidade (água) que tiver por baixo do adesivo.

Depois de 3 a 5 horas ele secará e ficará bem fixo.

 

Outras dicas sobre aplicação de adesivo de parede para cozinha

1 – Depois de aplicado, evite fazer na cozinha, por pelo menos 3 dias, coisas que emitam muito vapor, pois o adesivo pode acabar se soltando.

2 – Caso você tenha pouco tempo ou esteja com medo de aplicar por conta própria, contrate um profissional para fazer a aplicação.

Por exemplo:

Se você for comprar em alguma loja física na sua cidade, saiba que na maioria das vezes, a própria loja disponibiliza um profissional para fazer a aplicação. Pergunte ao atendente (antes de comprar) se a loja disponibiliza o serviço.

Agora, se você for comprar pela internet, procure (antes) na lista telefônica ou na internet, lojas de decoração ou empresas de adesivos em sua cidade, e verifique se a loja ou empresa disponibiliza um profissional para fazer a aplicação do adesivo.

A mão de obra geralmente é barata e o resultado fica muito bom.

 

Manutenção e conservação adequada

Para manter ele sempre bem apresentável e fazer com que dure muito mais tempo, basta passar um pano limpo úmido (quase seco) uma vez por mês sobre ele, assim ficará sempre livre de pó e sujeira, e durará mais tempo.

Dica Importante: Ao passo o pano úmido, tome bastante cuidado para que não levante “pontinhas”, pois se isso acontecer, essas “pontinhas” perderão a cola e o adesivo durará menos tempo.

Se o adesivo de parede for bem aplicado e bem conservado pode durar de 3 à 5 anos ou até mais!

 

Maneira eficaz para remover

Caso você queira tirar ou trocar o adesivo, aqui vai um passo a passo e algumas dicas bem eficazes para te ajudar na hora da remoção:

Materiais:

  • Secador de cabelos
  • Pano limpo umedecido com água e detergente neutro

 

Passo 1:

Passe por alguns segundos, ar quente com o secador de cabelos sobre o adesivo.

Ao passar ar quente sobre o adesivo, a cola do adesivo amolecerá e ficará mais fácil para tirar.

 

Passo 2:

Enquanto você passa o ar quente com uma mão, vá tirando o adesivo da parede com a outra mão, com calma e sempre bem rente à parede.

Vá retirando sempre das pontas para o centro do adesivo, e das partes mais finas para as mais largas.

Dica Importante: Evite o uso de outras ferramentas ou objetos na hora de retirar o adesivo, assim não prejudicará a parede.

 

Passo 3:

Depois que tiver retirado todo o adesivo, passe suavemente um pano limpo e úmido com água e detergente neutro para retirar qualquer resíduo que fique na parede.

 

Outras informações:

Caso a sua parede seja pintada com tinta acrílica e o adesivo esteja há muito tempo já aplicado nela, pode ocorrer da parede descascar em alguns pontos na hora da retirada.

Nesse caso, tente esquentar um pouco mais o adesivo com o secador de cabelos para que a cola amoleça um pouco mais e não descasque – tanto – a parede.

E caso a parede descasque – muito – mesmo assim, a solução é passar uma ou duas mãos de tinta uniformemente sobre toda a parede.

Observação: O adesivo de parede é de aplicação única, pois perde a aderência uma vez removido da parede, dessa forma não é possível ser reaplicado.

 

Outras opções interessantes

Adesivos personalizados:

Se por acaso você não encontre um adesivo que te agrade ou que tenha o tamanho ideal para o espaço onde você deseja colocar, saiba que existem empresas que fabricam adesivos de parede para cozinha personalizados.

Basta entrar em contato com empresas especializadas que fazem adesivos personalizados, e informar todos os detalhes sobre como você quer ou precisa que seu adesivo seja.

Pesquise em sua cidade ou na internet, certamente você encontrará a sua disposição, empresas que fazem esse tipo de trabalho!

Dica Extra: Entre em contato com várias empresas especializadas, e peça orçamentos sem compromisso, assim você poderá escolher a empresa que mais vale a pena fazer um pedido. Porem lembre-se sempre de verificar se a empresa é realmente confiável e de boa qualidade.

 

Painéis adesivos:

Adesivos grandes para parede de cozinha painel adesivo
Imagem: www.vinildecor.com.br / Divulgação

Caso você queira preencher uma parede inteira (ou parte), uma ótima opção é usar um painel adesivo.

Os painéis adesivos são adesivos em formatos – bem – grandes, feitos sob medida para cobrir uma parede inteira (ou parte de uma).

Informação Interessante: Algumas empresas fabricam usando o método de impressão digital que proporciona um adesivo com imagens de alta qualidade (qualidade fotográfica).

Dica Importante: A aplicação desse tipo de adesivo deve ser feita apenas em superfícies bem preparadas e com mão de obra de profissionais na área, ou alguém com alguma experiência em aplicação de adesivos de parede, assim evitará maiores erros ou até a perda do produto, pois a aplicação é um pouco mais difícil.

 

27 fotos de cozinhas decoradas com adesivos de parede para você se inspirar e tirar mais idéias

 

Finalizando…

Adesivos de parede para cozinha de pimentas
Imagem: Divulgação / www.mobly.com.br

Utilize adesivos para expressar sua personalidade nas paredes da sua cozinha e torne ela ainda mais interessante e agradável, tanto para você e sua família, quanto para seus convidados!

 

Espero que as dicas, sugestões e ideias sobre adesivos de parede para cozinha que compartilhei com você nesse post, te ajudem a decorar sua cozinha, afim de que ela fique ainda mais alegre, convidativa e interessante no dia a dia.

Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião deixe um comentário (logo abaixo), ficarei feliz em ler e responder, o quanto antes!

E não esqueça, se você ainda não cadastrou seu e-mail na nossa lista exclusiva, então se cadastre agora, fazendo isso você não perderá nenhuma novidade ou dica do Para sua Casa, pois receberá tudo em primeira mão, direto no seu e-mail.

(Em algum lugar aqui do blog você encontrará um formulário para você se cadastrar.)

Abraço, até a próxima! 🙂

Gostou? Então compartilhe também com seus amigos!
Eles vão gostar!!

Cadastre seu e-mail e receba dicas de decoração, construção e reforma do site Para sua Casa!

FIQUE POR DENTRO!

Cadastre seu e-mail abaixo para receber GRATUITAMENTE todas as atualizações do Para sua Casa!

Jamais divulgaremos seu e-mail.

2 comentários sobre “Adesivos de Parede para Cozinha: O Guia Completo

    • Olá Marly!

      Sim, é possível aplicar adesivos em pisos com detalhes em relevo, a dica é limpar e secar bem o local antes de aplicar o adesivo, assim ele fixará melhor, ficará melhor apresentável e durará mais tempo na sua cozinha.

      Outra informação importante, é que se a parede for com azulejos (piso em formato pequeno) ou com aqueles pisos com pequenos detalhes em relevos, pode ocorrer do adesivo ficar levemente marcado nos rejuntes, no caso de azulejos e levemente marcado em pisos com tenham detalhes em relevo.

      Nesse caso, a dica e o mais indicado é usar adesivos que tenha bastante estampa e figuras, assim as linhas marcadas no adesivo por causa do azulejo ou do piso com detalhes em relevo ficarão menos perceptíveis.

      Espero que as dicas e informações te ajude.

      Abraço!

Deixe um comentário



O QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Pin It on Pinterest

Está gostando?!

Então compartilhe também com seus amigos, eles vão gostar!

Shares