Receba dicas para sua casa por e-mail!

Tapete para Quarto de Casal: Como Usar + 9 Dicas Úteis

Escolher um tapete para quarto de casal que harmonize com o ambiente e saber a melhor forma de posicioná-lo no quarto, é essencial para usar essa peça de maneira que valorize ainda mais o ambiente.

Os tapetes têm o poder de deixar qualquer cômodo mais aconchegante e acolhedor, porem, eles não servem apenas para decorar e embelezar um espaço, pois alem de finalizar a decoração do ambiente, o tapete também melhora a acústica e a sensação térmica do quarto.

Outra coisa bem legal que um tapete pode proporcionar, é a possibilidade de poder esconder irregularidades ou defeitos no piso do cômodo, de forma que fique praticamente imperceptível.

É claro que usar tapete no quarto do casal não é uma coisa obrigatória, porem, ao usar, o quarto ficará com mais personalidade e graça, sem falar no conforto que é pisar em um tapete macio ao levantar da cama.

Muitas pessoas ficam com duvidas na hora de escolher algum tapete para quarto de casal, pois existem em vários tipos, modelos, texturas, tamanhos e formas, sem contar que há muitas maneiras diferentes de posicionar o tapete no espaço.

Por isso, continue a leitura desse post, nele irei compartilhar com você, varias dicas e truques incríveis sobre como posicionar e escolher o tapete ideal para o seu quarto de casal, e também mais algumas boas ideias (fotos) para te ajudar à decorar e atualizar o cômodo usando tapetes da forma mais correta possível.

Nesse post você vai ver:

 

Maneiras e formas funcionais de posicionar tapetes num quarto de casal

Existem muitas maneiras diferentes de posicionar (um ou mais) tapetes em um quarto de casal, veja abaixo as mais práticas, funcionais e eficazes:

Tapete grande abrangendo quase toda a cama.

Medidas e posicionamento de tapete para quarto de casal - 1

Forma de usar: É crucial que você tenha (ou compre) um tapete grande, de forma que sobre em média 50 cm nas laterais da cama e também na frente da cama (final da cama), como mostra no exemplo acima.

Também é preciso deixar o tapete afastado das mesas de cabeceira, em média 15 cm.

Recomendação: Quartos médios e grandes.

 

Tapete grande sob os pés do final da cama.

Medidas e posicionamento de tapete para quarto de casal - 2

Forma de usar: O tapete deve ficar centralizado e 60 cm (em média) sob os pés do final da cama do casal.

Recomendação: Quartos de tamanho médio à grande, pois necessita de um bom espaço livre.

 

O tapete abrangendo toda a cama e também as mesinhas de cabeceira.

Medidas e posicionamento de tapete para quarto de casal - 3

Forma de usar: Posicione o tapete centralizado sob todos os pés da cama e mesinhas de cabeceira.

Recomendação: Quartos pequenos.

 

Dois tapetes estreitos, um de cada lado da cama.

Medidas e posicionamento de tapete para quarto de casal - 4

Forma de usar: Coloque dois tapetes estreitos iguais, um de cada lado da cama.

Recomendação: Qualquer tamanho de quarto.

 

Três tapetes estreitos, um de cada lado da cama e um no final da cama.

Medidas e posicionamento de tapete para quarto de casal - 5

Forma de usar: Posicione três tapetes iguais, um de cada lado da cama e outro no final da cama.

Recomendação: Quartos médios e grandes.

 

Apenas um tapete estreito no final da cama.

Medidas e posicionamento de tapete para quarto de casal - 6

Forma de usar: Acomode um tapete estreito no final cama de forma centralizada e deixe aproximadamente 15 cm de espaço entre a cama e o tapete.

Recomendação: Qualquer tamanho de quarto.

 

Tapete bem grande abrangendo toda a cama e as mesas de cabeceira.

Medidas e posicionamento de tapete para quarto de casal - 7

Forma de usar: Use um tapete bem grande, de forma que englobe toda a cama, as mesas de cabeceira e ainda sobre nas laterais e no final da cama.

Deve sobrar em média 50 cm de tapete em todos os lados da cama, como mostra a figura acima.

Dica Extra: É um pouco complicado achar tapetes grandes e na medida ideal para criar essa ambientação no quarto, porem existem algumas tapeçarias que fazem tapetes sob medida.

Recomendação: Quartos médios e grandes.

 

Tapete médio para pequeno sob os pés do final da cama.

Medidas e posicionamento de tapete para quarto de casal - 8

Forma de usar: Use um tapete de tamanho médio para pequeno sob os pés do final da cama. O tapete precisa ficar em média 50 cm embaixo da cama.

Recomendação: Quartos pequenos.

 

Tapete médio para grande solto no final da cama.

Medidas e posicionamento de tapete para quarto de casal - 9

Forma de usar: Coloque um tapete de tamanho médio para grande centralizado com o final da cama, com aproximadamente 15 cm de distância da cama.

Dica Extra: Escolha o tapete no tamanho mais adequado possível para que ele não fique encostado em móveis ou paredes. É preciso que tenha pelo menos 15 cm de distância de qualquer parede ou móveis como guarda roupas e cômoda, assim não deixará o ambiente sufocado.

Recomendação: Quartos grandes.

 

Essas são as mais fáceis, bonitas e funcionais formas de decorar o quarto de casal com tapete (Tenho certeza que já vai te ajudar!), mas há várias e várias outras maneiras diferentes de usar e posicionar tapetes num quarto de casal, não existe regras rígidas, tanto que podem até ser misturadas estampas, cores e formatos de tapetes diferentes no mesmo quarto, vai do gosto da pessoa, mas é importante lembrar que o tapete sempre deve harmonizar com o restante do ambiente.

 

9 dicas e soluções úteis sobre tapete para quarto de casal

#1 – Deixe o tapete para ser um dos últimos elementos de decoração do quarto de casal

Tapetes para quartos de casal um dos ultimos itens da decoracao do comodo
Por: Neza Cesar – Designer de Interiores

Além do conforto, o trabalho do tapete num quarto de casal é completar e finalizar a decoração do cômodo, por isso, é importante que você deixe para comprar o tapete só no final (depois de ter comprado e distribuído todos os móveis do quarto), junto com os últimos itens e objetos de decoração.

Deste modo, com o ambiente mais completo e já tomando forma, ficará mais fácil para você visualizar e saber com maior precisão qual tamanho, cor, e formato de tapete ficará melhor ali.

 

#2 – Meça (com cuidado) o espaço disponível para escolher o tapete no tamanho ideal

Quarto de casal estilo brutalista com tapete em cores neutras e medidas ideias
Por: Adriana Rolim Arquiteta

Para acertar e escolher o tapete no tamanho ideal para o quarto do casal, é fundamental que você meça e anote as medidas do espaço disponível antes de sair para comprar.

Dica Extra: Use jornais ou fita adesiva no chão do quarto para simular um tapete, veja como vai ficar e depois meça, desta forma você terá uma visão mais efetiva de qual tipo e tamanho de tapete será ideal para o espaço.

 

#3 – Escolha o tapete com a textura ideal para o quarto do casal

Texturas e tipos de tapete para usar em um quarto de casal

Alem de ter que combinar com o ambiente e deixar o quarto do casal mais bonito, é importante que o tapete também seja confortável e funcional.

Se você quer conforto, escolha um tapete com textura mais macia, como os tapetes shaggy, que transmitem bastante conforto ao toque e combinam muito bem com quartos mais modernos e contemporâneos.

Dica Extra: Se você tiver alergia desses tipos de matérias mais “peludos” ou qualquer outro tipo de tapete, saiba que no mercado existem tapetes com tratamento anti-ácaro e anti-alérgico!

Agora, se você quer algo mais simples e fresco para o quarto, pode optar por tapetes de algodão ou sisal, pois eles são mais finos e leves, e deixam o ambiente com aspecto mais arejado.

E se você quer algo simplesmente para decorar o ambiente, tapetes persas, tapetes com estampas, e tapetes em couro (Sempre prefira couro sintético, pois não agride os animais e o meio ambiente.), serão as melhores opções, eles darão um toque diferenciado e único à decoração do quarto do casal.

Existem inúmeros tipos de tapetes para quarto de casal, esses que citei, deixam o cômodo bonito e são mais fáceis de se encontrar.

Na hora de escolher o tapete, para não errar, lembre-se que o tapete deve “casar” com o estilo de decoração que seu quarto já possui.

 

#4 – Use o tapete de forma que equilibre a decoração

Use tapetes para equilibrar a decoração do quarto do casal
Por: Fabio Zanzeri

Não é preciso ser um profissional em decoração para conseguir harmonizar e equilibrar de forma correta a decoração de um quarto usando tapetes.

Veja bem, se o quarto já possui em alguns lugares estampas (como papel de parede, jogo de cama…) ou cores chamativas, opte por tapetes lisos, sem estampas e em cores mais neutras.

E vise-versa, se o quarto está mais neutro, escolha tapetes mais chamativos e atraentes!

Dica Extra: Se você for usar tapetes estampados e chamativos, procure escolher tapetes que tenham nas cores, pelo menos uma cor igual (ou no mesmo tom) presente nos itens e na decoração do quarto.

Tapetes estampados e coloridos darão um ar mais descontraído e único ao quarto do casal, mas não esqueça que eles precisam “casar” e harmonizar com a decoração do quarto.

 

#5 – Escolha tapetes neutros e lisos, pois não enjoam e é mais fácil de misturar na decoração do quarto

Tapete neutro claro clean para quarto de casal
Decoração: Beatriz e Caio Andreazza Morbin

Tapetes lisos e neutros são mais fácies de incorporar e combinar com a decoração do ambiente e não cansam tanto a vista.

Se você é uma daquelas pessoas (como eu!) que gosta de trocar com mais frequência a decoração de um cômodo, prefira tapetes neutros e lisos para compor o quarto, assim quando enjoar da decoração basta trocar o jogo de cama ou até mesmo alguns objetos de decoração que o ambiente ganhará uma cara nova!

 

#6 – Use o tapete ao seu favor

Tapete para quarto de casal tamanho pequeno cor neutra sem estampas
Foto: Luis Gomes

Se o seu quarto de casal é pequeno, prefira tapetes mais claros e com poucas estampas, pois fará o quarto parecer maior.

E se ele for estreito escolha um tapete com listras (verticais ou horizontais), pois gerará sensação de amplitude ao piso do quarto.

 

#7 – Se quer algo mais descontraído use tapetes redondos

Tapete redondo para quarto de casal
Por: Victor Affaro

Se você deseja uma ambientação com tapetes diferenciada e descontraída, uma ótima opção é usar tapete redondo, pois pode ser usado de várias formas no quarto e também é fácil incorporar em vários tamanhos de cômodos.

É uma questão de gosto, mas a maior parte dos profissionais arquitetos e decoradores usam esse tipo de tapete em quartos de criança, hall de entrada e em ambientes pequenos (pois ocupa menos espaço do que um tapete quadrado ou retangular), mas isso não impede de ser usado também em outros cômodos da casa, como por exemplo, no quarto do casal!

 

#8 – Mantenha o tapete sempre em bom estado

Tapete de quarto casal bem conservado
Por: Fernanda Toledo e Erico Rosa

Para manter o tapete sempre bonito, é fundamental que você faça a limpeza do mesmo de forma correta, assim o tapete continuará por um bom tempo com a aparência boa.

Evite receitas caseiras para limpar o tapete, pois poderá estragar ou manchar o seu tapete, em vez disso, basta passar o aspirador de pó de uma a três vezes por semana, e para tirar possíveis manchas use apenas um pano com água e detergente neutro.

Dica Rápida: Para pessoas com alergias, é recomendável passar o aspirador de pó todos os dias.

Agora, para tirar a sujeira mais profunda, lave o tapete com água e detergente neutro uma vez por semana, que será o suficiente.

E não esqueça de seguir as instruções do fabricante, pois há alguns tipos de tapetes que necessitam de cuidados diferentes na hora da limpeza.

Dica Extra: Se você tem animais ou crianças em casa, sabe que é difícil manter o tapete sempre limpo, então a dica é, opte por tapetes escuros, estampados ou coloridos, pois ajudaram a esconder (temporariamente) a sujeira. Outra coisa que também pode te ajudar nesse caso é preferir tapetes menos “aveludados” e “peludos”, pois são mais fáceis de limpar.

 

#9 – [BÔNUS] Escolha um tapete para cada época do ano!

Quarto grande de casal com tapetes leves e frescos
Projeto: Alexandre Sodré

No verão onde o calor é maior, você pode optar em usar tapetes mais frescos como os tapetes de fibra natural, e no inverno, pode usar tapetes mais volumosos e fofos para aquecer o quarto do casal! 😉

 

29 quartos de casal decorados com tapetes para você tirar boas ideias e se inspirar!

(Clique sobre a imagem para vê-la em tamanho maior.)

 

Concluindo…

Não existem regras rigorosas sobre como usar tapetes em quartos de casal, à vista disso com criatividade e bom senso qualquer pessoa consegue decorar e valorizar um quarto usando tapetes.

Separe as dicas e ideias que mais atendem suas necessidades e aplique na decoração do quarto, e lembre-se, é um quarto de casal, então o tapete deve ser eclético para agradar a ambos, e não esqueça também que o tapete deve harmonizar e combinar com a decoração do quarto!

 

Espero que as informações, dicas e inspirações desse post te ajudem a escolher (e usar) um belo e ótimo tapete para quarto de casal, para que você e sua companhia desfrutem de um quarto ainda mais confortável, relaxante e bonito para descansar.

Deixe seu comentário abaixo caso tenha alguma duvida ou sugestão, ficarei feliz em te ajudar!

E sempre que você precisar de algo ou inspiração para sua casa, estaremos te esperando de portas abertas, sempre com informações e dicas úteis para te ajudar!

Abraço, até a próxima! 😉

Gostou? Então compartilhe também com seus amigos!
Eles vão gostar!!

Cadastre seu e-mail e receba dicas de decoração, construção e reforma do site Para sua Casa!

FIQUE POR DENTRO!

Cadastre seu e-mail abaixo para receber GRATUITAMENTE todas as atualizações do Para sua Casa!

Jamais divulgaremos seu e-mail.

6 comentários sobre “Tapete para Quarto de Casal: Como Usar + 9 Dicas Úteis

    • Olá, JANAINA!

      Pode sim!

      Você tem algumas opções, você pode escolher um que combine com a cor do seu tapete de pelo (marrom, marrom claro, bege), um que seja de cor neutra (preto, branco, cinza), um que combine com algo no seu quarto, ou um que seja completamente diferente de tudo, para que ele chame atenção e seja o destalhe no ambiente.

      Outra coisa, se o tapete do closet é grande prefira um tapete menor no quarto. Se o tapete do closet é pequeno ai você pode escolher um tapete grande ou um tapete pequeno.

      Espero que te ajude.

      Abraço

    • Olá Cristiana,

      que bom que gostou, espero que as dicas e ideias sobre tapete para quarto de casal desse post tenha te ajudado de alguma forma.

      Abraços!!! 🙂

Deixe um comentário



O QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Pin It on Pinterest

Está gostando?!

Então compartilhe também com seus amigos, eles vão gostar!